sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dicas de como obter PDUs :: PMI



Sopa de letrinhas: PMP e PMI
Sou um caçador voraz de PDUs! Renovei o meu certificado como PMP no mês passado (abril de 2013) e nem bem acabou o mês de maio já estou com quase 30% dos PDUs necessários para renovação do meu certificado no próximo ciclo somente em 2016!

Mas afinal o que denotam as siglas PMP e PMI? PMP significa Project Management Professional. É um importante certificado de reconhecimento internacional da maior associação de profissionais do mundo: PMI (Project Management Institute). www.pmi.org

Mas afinal o que a sigla PDU?
PDU significa Professional Development Unit (Unidade de Desenvolvimento Profissional). 
É o que você precisa obter (e perseguir) após a certificação como PMP. Cada hora de estudo ou dedicação na sua atualização de conhecimentos na área de gestão de projetos vale 1 PDU. 

Para renovar o seu certificado como PMP você vai precisar reportar 60 PDUs no decorrer de 3 anos, quando termina o ciclo da certificação. O reporte dos PDUs é feito no site do PMI com um usuário e senha. Cada PDU passa por um processo de aprovação. Alguns PDUs, dependendo da fonte, são aprovados logo após serem reportados, outros demoram alguns dias, podendo inclusive ser reprovados se alguma informação não estiver consistente.

Em minha opinião, é uma forma genial que o PMI encontrou de incentivá-lo na manutenção do seu certificado, enquanto se atualiza, participando de congressos, treinamentos, webnars, podcasts, dentre outras formas possíveis de obtenção dos tão preciosos PDUs.


Categorias de PDUs
O PMI desenvolveu 6 Categorias para reportar os PDUs: A, B, C, D, E e F. 
É uma forma organizada de classificar os PDUs na hora de reportá-los. 

Na Categoria A estão as instituições reconhecidas como R.E.P (Registered Education Provider – Fornecedores Registrados de Educação) e Capítulos do PMI. 
A Categoria B é composta do tema Educação Continuada (universidades filiadas ao PMI em sua maioria). 
As Categorias A e B (teoricamente) não tem limite para reportar os PDUs dentro de cada ciclo. Normalmente nas Categorias A e B estão os congressos e cursos promovidos por tais instituições que possuem um código único de Provider no PMI, bem como suas respectivas atividades possuem códigos únicos previamente cadastrados no banco de dados do PMI. 
No momento de reportar os PDUs basta somente informar tais códigos que o sistema preencherá automaticamente o restante das informações, faltando apenas você indicar o número de PDUs exatos de acordo com o número de horas dedicadas em tais eventos. A Categoria C é do tipo auto estudo e você poderá reportar no máximo 30 PDUs em cada ciclo de 3 anos. 

Aqui se encaixam os webnars, os podcasts, webcasts, leitura e resumo de livros, pesquisas na área de gestão de projetos, cursos presenciais e de ensino a distância, dentre outros. Na Categoria D está a produção de novos conhecimentos para área de gestão de projetos como escrever um livro, um artigo ou um “paper”. O máximo de PDUs que você poderá reportar nessa categoria será 45 em cada ciclo de 3 anos. 

Na Categoria E se enquadra os serviços voluntários. Por exemplo, no meu caso, desde 2005 sou o tradutor oficial para língua portuguesa dos artigos mensais de análise de riscos do Dr. Davi Hillson, mais conhecido como Risk-Doctor www.risk-doctor.com. Outro exemplo de PDUs na Categoria E seria a sua participação voluntária na organização de um congresso de um Capítulo do PMI. Nesta Categoria E, como o próprio nome diz, não envolve o recebimento de recursos financeiros por parte de quem está oferecendo os serviços. 

É uma oportunidade ímpar de trabalhar um pouco em prol do próximo! 
E finalmente temos a Categoria F que ressalta o seu trabalho como praticante da área de gestão de projetos. Isso significa que você pode reportar PDUs se estiver atuando em projetos ou nas equipes de projetos, seja como gerente ou em outra função aceita pelo PMI. Na Categoria F você poderá reportar apenas 5 PDUs anualmente e por conseguinte 15 PDUs em cada ciclo de 3 anos.



Só agora é que vêm as dicas!
Desculpe a introdução acima, mas ela é necessária para aqueles que ainda não conhecem sobre a certificação PMP e seu processo de obtenção de PDUs ou estão entrando agora no mercado de gestão de projetos.

Hoje com a Internet ficou muito mais fácil garimpar os PDUs! Vou recomendar alguns sites com excelentes conteúdos. Existem aqueles sites com conteúdos pagos e gratuitos e outros sites com conteúdos somente gratuitos. No próprio site do PMI www.pmi.org você vai encontrar muitas formas de obter os PDUs. Vai aí uma dica importante: torne-se membro do PMI para obter acesso aos webnars gratuitos e descontos significativos nos conteúdos pagos e ter acesso aos incríveis benefícios que o PMI oferece!
Não poderia deixar de citar o site do Ricardo Vargas com sua fantástica iniciativa chamada “5” PM Podcast”, que "...tem como objetivo discutir de forma prática e rápida as principais notícias e temas da área de gerenciamento de projetos. Em cerca de 5 minutos, Ricardo apresenta semanalmente diversos temas como gerenciamento de projetos, portfólio e riscos, certificação, ética, dentre vários outros.". 

No site você ouve on-line os podcats e pode gerar em tempo real um relatório de PDUs. www.ricardo-vargas.com   Vale a pena acessar também as vídeos-aulas, as apresentações e os artigos produzidos pelo Ricardo Vargas. Detalhe dos conteúdos: em português e em inglês!

The Project Management PM Podcast www.project-management-podcast.com é um site que segue a mesma do Ricardo, porém com conteúdo em inglês. Tanto no site do Ricardo quanto no site PM Podcast você poderá ouvir os podcats e reportar até 30 PDUs na Categoria C. 

Ao reportar os PDUs você deverá informar os nomes dos episódios, data e duração de cada um, bem como as informações de contato da fonte como telefone, e-mail e endereço URL do site.
Instituições como IIL www.iil.com , IIBA www.iiba.org , International Project Management Day www.internationalpmday.org, ESI www.esi-intl.com  , dentre outras, estão sempre promovendo webnars de uma hora gratuitos valendo 1 PDU e em alguns casos promovem até congressos on-line gratuitos valendo até 10 PDUs! A minha dica e que você faça o cadastro nestes sites, criando uma conta, pois estão sempre enviando e-mails promocionais de seus serviços e informando sobre tais eventos. Fique atento e não perca as oportunidades! A maioria dos webnars é ministrada em inglês, sendo também uma oportunidade para você treinar a sua compreensão neste idioma que hoje é a língua franca.

PDUs valem somente para os PMPs?
Não! O PMI desenvolveu novas e importantes certificações e adotou os PDUs como forma padrão de manutenção de todos os seus certificados (PgMP, MPI-SP, PMI-RMP, PMI-ACP). Existe uma tabela no site do PMI diferenciando apenas as quantidades de PDUs que devem ser reportadas por ciclo em cada certificado.

Concluindo
É claro que existem outros fornecedores, sites e formas para você obter as Unidades de Desenvolvimento Profissional para manter o seu certificado ativo junto ao PMI e no mercado de gestão de projetos. O meu intuito com este artigo é apenas oferecer uma lista inicial de sites para você começar a caça ao tesouro dos PDUs!


Por Marconi Fábio Vieira, PMP (maio.2013)
marconi@infochoice.com.br
www.infochoice.com.br



Sobre o autor do artigo: Marconi Fábio Vieira, PMP. Gerente de Projetos de TI e consultor de planejamento de projetos de grande porte das indústrias petroquímica, mineração e construção civil. Autor do livro "Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação", 2ª Ed. Editora Elsevier. Palestrante internacional do PMI.



Um comentário: