domingo, 2 de junho de 2013

Série Pessoas&Profissionais :: O Consultor Funcional SAP

Muita gente deseja entrar no mercado de trabalho SAP o que, dentre outros motivos, decorre do fato do Brasil ter se tornado um dos principais mercados da SAP no mundo.

O profissional SAP pode se especializar em atuar como consultor de negócios (que é o que chamamos de “funcional”), como programador (o famoso “abap”) que recebeu o mesmo nome da linguagem que a SAP criou e na qual a maior parte do sistema está construída. Pode também atuar como integrador de processos (o SAP PI), além de várias outras funções relacionadas ao mundo SAP, desde gerentes de projeto, equipe de vendas, etc.

Como atuo há 16 anos como consultor funcional SAP vou falar sobre esta área de atuação.
Para obter um bom conhecimento técnico existem dois caminhos possíveis: se inscrever numa academia SAP, que é o curso oficial preparado pela SAP ou adquirir o conhecimento trabalhando numa empresa que opere este ERP e tendo a oportunidade de trabalhar diretamente com o sistema. Evidente que juntar as duas coisas é o melhor dos mundos. 

Um segundo requisito para se tornar um bom consultor é agregar ao conhecimento da ferramenta o conhecimento de negócios. É desejável que seja abrangente, pois, sendo o sistema verdadeiramente integrado os processos permeiam áreas de conhecimento, como logística, finanças, custos e por aí vai. Soluções de Vendas e Materiais exigem conhecimentos do que chamamos de “Localização Brasil”. Nem precisa falar do tanto que nossa legislação tributária e fiscal é complexa, para não dizer complicada mesmo. 
Profissionais com essa base de conhecimento são diferenciados.

Um bom consultor funcional deve saber demonstrar fundamentação em sua argumentação. Deve se expressar bem, tanto na fala quanto na escrita. Deve saber redigir especificações claras, numa linguagem e forma adequadas ao propósito a que se destinam. A especificação funcional (documento voltado para orientar o desenvolvedor abap) exige ainda que tenha um bom conhecimento da lógica de programação. Não precisa ser um programador, mas saber estruturar a proposta de desenvolvimento.


É recomendável que tenha conhecimentos da linguagem de programação abap, o suficiente para produzir boas especificações, para dialogar em alto nível com os desenvolvedores abap e eventualmente saber depurar programas em tempo de execução na busca de soluções para problemas específicos.

Importante também o conhecimento da arquitetura do produto. O SAP ERP é composto de elementos como o núcleo central conhecido como ECC, onde encontram-se os principais módulos do sistema (FI – Finanças, PP – Produção, SD –Vendas e Distribuição, MM – Administração de Materiais, dentre outros). Outro componente de destaque é a camada de integração conhecida como SAP NetWeaver que permite, entre outras coisas, a integração do SAP com outros sistemas.

Importante saber utilizar o Solution Manager (solução de governança da SAP), pelo menos nas suas funções de documentação de projeto e de atendimento a chamados abertos pelos usuários.

A SAP tem um repositório de milhares de notas técnicas conhecido por SAP Notes e saber pesquisar soluções para problemas usando esta ferramenta é fundamental. Uma boa redação e leitura em inglês são muito importantes, porque muitas vezes quem irá propor uma solução pode estar numa das bases da SAP espalhadas pelo planeta.

Um desafio gigantesco para todo profissional que trabalha com este fantástico software de gestão empresarial é manter-se atualizado e explorar novas soluções. 
Para quem almeja trabalhar com o SAP recomendo identificar qual função melhor corresponde a seu perfil profissional e buscar seu objetivo com determinação. É um vasto campo de conhecimento a ser explorado. 

ALEXANDRE CANABRAVA, especialista nos módulos MM e WM do SAP é consultor do Grupo LPJ. Faça contato com ele e comente o artigo: acanabrava@hotmail.com






A Série Pessoas&Profissionais receberá toda semana, sempre aos domingos um convidado. Para falar sobre suas experiências com o mundo SAP. 

2 comentários:

  1. Boa noite Alexandre!
    Parabéns pelo artigo.Tenho certeza que ira sanar muitas dúvidas de usuários e consultores jrs que ainda não sabem ao certo qual módulo se especializar.
    Visite meu site.
    http://carloseduardopinheir.wix.com/academiasapmm

    Carlos eduardo
    Consultor SAP MM jr

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, muito interessante teu artigo, parabéns!
    Da uma ótima base de termos a serem pesquisados para quem está iniciando no ramo, como eu :)
    Aliás, essa vontade de compartilhar conhecimento está me impressionando cada vez mais. Tudo o quê pesquiso tem algum consultor experiente querendo compartilhar o que sabe. Nós, iniciantes, agradecemos.

    Bartira Arregui
    Trainee SAP SD

    ResponderExcluir