Design Thinking:
Quando não existem as ideias “ruins”
O pensamento de desenho é um conjunto de métodos orientados a constuir soluções eficientes através de procesos de trabalho nos que predominam a investigação, a análise e o planejamento inteligente. Suas caracterísitcas fundamentais são a colaboração e a integração.
O especialista em eventos Dennis Shiao realizou uma análise com os pontos principais a ter em mente para alcançar a inovação empresarial através do Design Thinking.
- Empatia: Nos processos do pensamento de desenho é fundamental se colocar no lugar do outro para compreender as ideias e pontenciá-las em conjunto. Shiao recomenda que o próprio organizador do evento atue como se fosse um assistente externo (deve fazer a fila da inscrição e assistir as palestras, por exemplo). Assim poderá entender realmente como a experiência é vivida e quais são os pontos a melhorar.
- Profundização nas equipes: O trabalho interdisciplinário é essencial na estratégia de pensamento de desenho. Nos eventos se deve estimular a participação de especialistas em várias disciplinas, ainda que não estejem diretamente involucrados. A intenção desta abertura é promover novas ideias e fomentar um espaço de pensamento criativo.
- Nenhuma ideia é uma ideia ruim: Para chegar a uma ideia excelente, é necessário ter muitas ideias prévias. Julgar uma ideia antes de tempo pode privar-nos de um ponto que poderia ter sido desenvolvido com êxito. Você deve incentivar a que todos os membros da equipe deem sua opinião e que construam ideias em conjunto para que nenhum pensamento seja descartado de forma prematura.
- Importância dos protótipos: Realizar uma simulação real é uma parte chave do pensamento de desenho. Uma prova piloto em versão reduzida de uma reunião massiva permite realizar ajustes e definir o que funciona e o que não.
A criatividade e a inovação caminham juntas! O ser criativo tem seu lugar na esfera que muitas vezes não é pensado ou dito, do inusitado. Muito legal a matéria. Obrigada por compartilhá-la
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