Dinheiro: Opções do mercado financeiro
O mercado financeiro brasileiro não ficou imune a crise de 2008 causado pelo problema de crédito imobiliário dos EUA, mas a crise passou por terras tupiniquins apenas como uma “marolinha” como disse nosso ex-presidente Lula, enquanto os EUA ainda tentam se livrar da enorme “onda” que passou por lá. Por outro lado, a população brasileira ainda engatinha no mercado de capitais comparado ao mercado americano.
A verdade é que o brasileiro ainda não tem uma cultura de investir em opções mais complexas, por sermos um país com as maiores taxas de juros do mundo que fortalece muito nossa caderneta de poupança, que além de ser um investimento de renda fixa com alta rentabilidade para os padrões internacionais ainda é totalmente segura e não tributada.
Mas em matéria do Jornal Nacional do dia 13 de abril de 2011 observa-se que essa cultura está mudando, a matéria mostra que em relação a investimentos de renda fixa os fundos de investimentos e os títulos públicos são mais rentáveis, ainda que sofram tributação do Imposto de Renda sobre o lucro. O brasileiro tem que se acostumar a buscar melhores investimentos para o seu dinheiro com opções mais rentáveis.
Outra vertente que vem crescendo, mas ainda é pouco procurada pela população brasileira no mercado financeiro são as ações - frações de empresas - que atualmente podem ser compradas até pela internet. As ações por se tratarem de um investimento de renda variável, podem incorrer de perdas do valor aplicado, mas em contrapartida os retornos podem ser muito superiores aos encontrados em qualquer investimento de renda fixa. Os investidores que tem perfil mais agressivo no que tange a rentabilidade ficarão mais contentes com o mercado de ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário